quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Texto de Andre Veloso e Ralfo Matos

Olá Pessoal,

Estou cuidando de cumprir a minha promessa em informar a vocês sobre o texto do André Veloso e do Ralfo Matos sobre a Rede de Cidades no Vale do Jequitinhonha.

Leiam atentando para os conceitos que o autor trabalha, para a rede de cidades que ele fala relacionando com o conhecimento que vocês vêm adquirindo quando a história da região de vocês. Vejam o objetivo do autor destacado abaixo.

Pretende-se tratar, de maneira abrangente, do surgimento dos primeiros núcleos populacionais urbanos significativos da região, os lugares urbanos, tendo em vista a espacialidade que tais processos envolveram à época, uma vez que a configuração atual do Vale do Jequitinhonha é fruto desse processo histórico. As principais observações dirão respeito às atividades sócio-econômicas envolvidas, principalmente às atividade minerária e garimpeira, bem como a pecuária de corte, de caráter extensivo, todas importantes enquanto vetores das primeiras entradas na região e da sua posterior ocupação, sendo fundamentais para a compreensão da dinâmica de estruturação da rede urbana e do meio rural.

Para terem acesso ao texto completo acessem: http://www.igc.ufmg.br/geonomos/PDFs/6_2_73_87_Velloso.pdf

É isso ai.. grande abraço a todos vocês.
Profª Dayse Lúcide.