quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Livro teoria da História Cultural

Pessoal,

Utilizaremos esse material na nossa disciplina. Baixem lá, ok?

http://www.uab.unimontes.br/teoriadahistoriasocialecultural

Até breve.
Dayse Lúcide


A disciplina Teoria da História Social e Cultural faz um convite a você para viajar pelos caminhos trilhados por Clio. A deusa que você vê na figura é uma das representações gregas de Clio, uma das nove deusas das Ciências e das Artes na mitologia grega. Filha de Zeus (deus dos deuses) e de Mnemosine (deusa da memória), Clio era responsável em cuidar da História e da Criatividade. É musa inspiradora invocada pelos primeiros escritores e artistas gregos para dar início ao seu trabalho. Nesta representação de Clio observamos instrumentos que brindam o conhecimento, a música e a fama.

Esse convite trás consigo um desafio, que é também o objetivo desse estudo: buscar compreender o campo, os objetos e as abordagens presentes nos trabalhos de História Social e Cultural, visando verificar como a produção historiográfica mais recente tem incorporado novos temas, novos métodos, novas linguagens no campo da História Social e Cultural.

Você, estudante aprendiz do ofício de professor e pesquisador dos domínios de Clio, perceberá que muitas mudanças tem ocorrido nessas paragens. A História Cultural e Social corresponde a uma das maiores facetas de Clio! Mundo esse envolvente e desafiador, repleto de teias e redes intricadas de relações, de discordâncias, de construções, de desconstruções, de múltiplas significações e pluralidade no trato da arte de viver em sociedade.

Dessa forma, estruturamos para você esse caderno de Teoria da História Social e Cultural, domínio de Clio que adquire hoje grande importância e fama entre os historiadores, em duas grandes unidades assim divididas:

A primeira unidade, cujo título é “Os Annales e a definição do Campo da História Social e Cultural” procuramos abordar o nascedouro da abordagem social e cultural em História, bem como os caminhos trilhados por ambas e os campos e objetos dessas áreas de conhecimento da História.

A segunda unidade intitulada “O olhar da História Cultural e Social: conceitos, métodos e campos temáticos” constitui o mote desse estudo no sentido de entendermos a cor, o sabor e o tom do olhar da História Social e Cultural. Ou seja, iremos entender conceitos fundamentais que fundam essa especialidade da História, os métodos utilizados para tal e os temas mais comuns que marcam a teia da dessas áreas da História.

No conjunto dessa disciplina você perceberá que será de fundamental importância para o seu processo de formação como professor/pesquisador, que você se inquiete com os rumos da vida, da sociedade e das instituições. A viagem pelo domínio de Clio contribuirá para o ensino de História, pois o campo da cultura abre frestas para melhor compreensão da multiplicidade das culturas e de suas diferenças.

Com a intenção de contribuir para a educação de nosso olhar e a certeza de uma viagem prazerosa, estruturamos o texto inserindo sugestões para visitar sites, assistir a filmes, debater com os seus colegas, tutores e professor formador. Procure ao máximo exercitar a crítica, a reflexão sobre os processos, a análise dos exemplos e figuras disponíveis nesse caderno, bem como a interpretação dos fenômenos históricos, sociais, culturais e antropológicos que o cercam no seu dia-a-dia. Não deixe de esclarecer as dúvidas com o seu professor formador e, sempre que possível, socialize o que você aprendeu com seus colegas.

Sejam bem vindos ao Novo Mundo de Clio!

Bom estudo!


Profª Dayse Lúcide Silva Santos